O câncer de pulmão caracteriza-se pela quebra dos mecanismos celulares normais do pulmão, levando a um crescimento intenso e desordenado de células com alto potencial de malignidade. Existem dois grandes tipos de tumores, sendo o Câncer de Pulmão de Células Não Pequenas responsável por 80% dos casos. Nesse grupo, estão os adenocarcinomas, o carcinoma de células escamosas e o carcinoma de grandes células. Já no outro grupo, está o Câncer de Pulmão de Pequenas Células, que se apresenta de forma mais agressiva, com rápida propagação.
A causa mais comum dos tumores de pulmão é o tabagismo de longo período. Além disso, outros fatores como inalação de produtos químicos, poluição excessiva, fumo passivo e fatores hereditários também estão associados ao desenvolvimento deste tipo de tumor.
Os sintomas desencadeados pelo câncer de pulmão podem ser confundidos com outras doenças respiratórias, pois podem se manifestar através de falta de ar, chiado no pulmão e dores no peito, progredindo para presença de sangue no escarro e acentuada perda de peso.
De acordo com o Dr. Arthur Vianna, é comum que não haja manifestação de sintomas na fase inicial da doença, o que dificulta um diagnóstico precoce, aumentando os riscos de progressão da doença.
O tipo de tratamento escolhido dependerá de cada caso e levará em consideração as particularidades de cada tumor, bem como a localização e a extensão da lesão, o estadiamento da doença e características específicas do próprio paciente.