skip to Main Content
Dr. Arthur Vianna | Prova De Função Pulmonar
Prova de Função Pulmonar

A prova de função pulmonar é um exame de sopro cujo principal objetivo é medir a quantidade e a velocidade na qual o paciente consegue inalar ou exalar o ar. O exame é realizado através de um aparelho chamado espirômetro, sendo este um método indolor e não invasivo. Basicamente, o paciente deve soprar através do aparelho, jogando o ar para dentro do tubo com a maior força possível. O procedimento é repetido algumas vezes enquanto o médico solicita ao paciente que respire de forma mais acelerada e com mais força. Ao fim do exame, as oscilações são registradas por meio de gráficos e tabelas geradas por um computador e devem ser analisadas pelo médico pneumologista responsável.

Entre as principais indicações para a prova de função pulmonar, é possível destacar seu uso para diagnóstico diferencial de diversas doenças pulmonares, avaliação de efeitos de agentes químicos como cigarro e avaliação de riscos pré-operatórios. Além disso, Dr. Arthur Vianna explica que:

Este exame também é bastante indicado para identificação de insuficiência pulmonar causada por enfisema e avaliação da gravidade de doenças já diagnosticadas, como asma, doenças neuromusculares e pulmonares, como DPOC e fibroses.

Compartilhar