A tosse pode ser caracterizada como um dos principais mecanismos de defesa das vias aéreas contra partículas estranhas e agentes invasores. Além de impedir a entrada de antígenos, a tosse também atua na eliminação de secreções.
A classificação da tosse é realizada por meio de seu tempo de duração: uma tosse de até três semanas é considerada aguda; é subaguda quando dura de três a oito semanas e, com mais de oito semanas de duração, a tosse é caracterizada como crônica.
Entre as principais causas de tosse crônica podemos destacar a Síndrome da Tosse das Vias Aéreas Superiores, asma e doenças pulmonares, sendo alveolares ou intersticiais, bem como refluxo gastroesofágico. Outros fatores também podem estar associados à tosse crônica, como reações alérgicas, tabagismo e mesmo câncer de pulmão.
De acordo com Dr. Arthur Vianna:
Para se identificar a causa da tosse, além de uma história clínica detalhada, muitas vezes são necessários alguns exames complementares, como Raio-X de tórax, teste de função pulmonar e tomografias. A conduta dependerá da suspeita clínica e dos sintomas apresentados pelo paciente.