A polissonografia é um exame não invasivo realizado com a finalidade de avaliar a atividade cerebral, muscular e respiratória durante o sono, além de outros parâmetros, como a atividade cardíaca, por exemplo. As informações são coletadas por meio do uso de sensores posicionados no corpo do paciente durante o sono. Os dados coletados são processados por computadores e descrevem detalhadamente as alterações do sono.
Este exame é normalmente indicado para avaliar distúrbios como apneia obstrutiva do sono, por exemplo. Conforme Dr. Arthur Vianna:
Entre os principais sintomas que levam à indicação deste exame, pode-se destacar sonolência diurna excessiva, roncos, apneia, síndrome das pernas inquietas, insônia, sono não reparador, entre outros fatores.
Atualmente, é possível realizar a polissonografia em ambiente domiciliar, levando toda a estrutura até a casa do paciente. Com isso, é possível proporcionar maior conforto e comodidade com a mesma acurácia obtida na polissonografia realizada laboratorialmente.