A broncoscopia flexível ou fibrobroncoscopia é um dos exames mais utilizados para auxiliar no diagnóstico de doenças das vias aéreas, analisando desde a traqueia até a árvore brônquica. Este exame consiste em um tubo, o qual é inserido no nariz do paciente e em cuja extremidade existe uma microcâmera, além de dispositivos utilizados para retirar amostras para biópsia e secreções para exames.
A realização da broncoscopia flexível normalmente é indicada para intervenções cirúrgicas endoscópicas, avaliação de queimaduras, lesões das vias aéreas, bem como para diagnóstico diferencial de doenças como câncer, bronquite, enfisema pulmonar, entre outros.
De acordo com o Dr. Arthur Vianna:
Recomenda-se jejum de quatro a seis horas antes da broncoscopia e normalmente não há necessidade de suspender o uso de medicamentos. O paciente recebe sedativos e uma anestesia tópica via spray a fim de minimizar os incômodos. Trata-se de um exame rápido e indolor, com duração aproximada de 20 minutos e sem contraindicações, podendo ser realizado até mesmo em crianças.