A asma é uma doença inflamatória crônica que atinge as vias aéreas inferiores, principalmente a região dos brônquios pulmonares. Sintomas são relacionados a questões respiratórias.
Caracteriza-se pela quebra dos mecanismos celulares normais do pulmão, levando a um crescimento intenso e desordenado de células com alto potencial de malignidade.
São distúrbios que, de alguma forma, alteram uma das quatro fases do sono do paciente, acarretando problemas secundários e aumentando o risco de outras doenças.
Doença respiratória que leva à redução da elasticidade dos pulmões e à destruição dos alvéolos, ocasionando dificuldade para respirar e sensação progressiva de falta de ar.
A fibrose pulmonar é uma doença que causa a cicatrização do tecido pulmonar, com espessamento da sua estrutura e rigidez do tecido, comprometendo a função respiratória.
A tosse pode ser caracterizada como um dos principais mecanismos de defesa das vias aéreas contra partículas estranhas e agentes invasores, além de atuar na eliminação de secreções.
É uma doença infectocontagiosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, responsável por atacar o pulmão, mas podendo se estabelecer também em outras regiões.
É uma emergência médica decorrente de uma doença pulmonar agravada ou de súbito desenvolvimento, como é o caso da Síndrome da Angústia Respiratória Aguda (SARA).
Os pacientes internados nas UTI exigem monitoramento constante e condutas rápidas da equipe médica para a manutenção de seus sinais vitais e estabilização de possíveis complicações.